quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cores, muitas cores!

Eu amo CORES! Como nunca tive dom artístico, virei publicitária e depois profissional de marketing para de alguma forma estar envolvida com a psicologia das cores no meu trabalho.

Depois de ler este post (aqui) tive a certeza de que o eu gosto mesmo no patchwork são as almofadas. Elas são COLORIDAS, fáceis de fazer, ao menos são mais rápidas do que as mantas, colchas, bolsas e necessaires. Na maioria das vezes o resultado é sempre admirável, mesmo que você não saiba combinar muito bem as cores, ou use uma técnica simples. Esta almofada abaixo é feita de tecido bordado suzani.

Via Wikipedia BR > SUZANI é um tecido feito desde a antiguidade na Ásia Central, mais precisamente no Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. Por ser de estilo rústico e milenar é muito visado por decoradores de todo o mundo e usado para forrar móveis, cobrir paredes e fazer divisórias. A origem do nome Suzani vem da língua Persa e significa Beleza Tribal ou Beleza que vem da Tribo.

No site de Marla Mallet encontrei mais explicações sobre a origem e tradição do suzani. Mais um elemento do mundo árabe que me encantou, além da literatura, comida e música árabes.
 
Mulheres numa vila perto de Nurata fazendo um novo suzani.


No Uzbequistão - uma mulher desenhando um novo suzani.




Curiosa sobre suzani? Mais referências que encontrei em uma pesquisa muito rápida:
Suzani Interior
Tudo de Om
Radar Decoração
Uzbek Craf
Uma matéria sobre esta tradição (ainda não li tudo)
Um blog cheio de outras referências
Wikipedia (em inglês) 
 
Boa leitura ;)

Nenhum comentário: